Mais de 1 milhão de habitantes já recadastraram o Cartão SUS em Salvador

Prazo para que dados sejam atualizadas termina em 30 de setembro. Algumas unidades de saúde de Salvador terminaram o mês de agosto com filas.

recadastramento-do-cartao-do-sus-em-salvador


Segundo Leonardo Prates, secretário de Saúde de Salvador, o último dia de agosto foi movimentado. Na manhã de 31 de agosto, aproximadamente 1 milhão de pessoas recadastraram o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Naquele dia, alguns postos começaram o dia com fila para que o procedimento fosse realizado. “Hoje [segunda, 31 de agosto] nós começamos o dia com a excelente notícia de que, de quinta-feira [27 de agosto] para cá, nós cadastramos 335 mil pessoas. Ou seja, entre três a quatro dias nós fizemos metade do que fizemos no ano, já que cadastramos 700 mil pessoas de janeiro até a quinta-feira, totalizando um milhão e 35 mil pessoas recadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde”, disse Prates.

Para disponibilizar a verba do financiamento para a saúde nos municípios, o Governo Federal exige que haja recadastramento do Cartão do SUS a partir de 1º de janeiro de 2021.

A data limite para que esse recadastramento fosse feito seria até 31 de agosto, mas o Ministério da Saúde prorrogou até 30 de setembro.

Houve bastante movimentação no último dia de agosto, a ponto de Prates desculpar-se com a população: “Eu quero pedir desculpas às pessoas pelos transtornos, mas essa não foi uma decisão da Secretaria Municipal de Saúde. Como vocês sabem, foi uma obrigação imposta pelo governo federal. No ano passado, o governo federal passou R$ 121 milhões e, para garantir esses recursos para a saúde de Salvador, nós precisamos fazer o recadastramento”.

Para minimizar transtornos, foi disponibilizado um site para que a população pudesse atualizar os dados. Entretanto, são muitas as reclamações de quem não consegue acessar a plataforma ou concluir o processo de recadastramento.

De acordo com o secretário, melhorias serão feitas para que o sistema funcione de forma eficiente para todos.

Sobre o assunto, diz ele que “O prefeito ACM Neto determinou a melhoria da infraestrutura do site e nós fizemos junto à Cogel [Companhia de Governança Eletrônica do Salvador] e eu acredito que a gente vem melhorando no atendimento à população”.

Leonardo Prates também comentou sobre a grande procura para que a atualização dos dados fosse feita nos postos, recomendando que a população evitasse procurar as unidades na manhã daquele dia:

– Eu estou monitorando desde cedo as filas nas unidades. Nós determinamos que as unidades abram meia hora antes, para que pudesse ser agilizada esse atendimento presencial. Somos apenas o intermediário entre o cidadão e o governo federal. O sistema do governo federal está instável, então, se ele cair, a pessoa terá que esperar um pouco mais no posto de saúde. Eu recomendo, inclusive, às pessoas, a utilizarem o período da tarde, porque isso é histórico na cidade de Salvador, já é um costume imposto, que as pessoas costumam ir nos postos de saúde a partir de 8h e ficam até as 14h. A partir das 14h, poucos são os postos que ficam cheios.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade