Redução de mamografias pelo SUS em 2020

Entre janeiro e julho de 2020, o número de exames de mamografia realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diminuiu em relação aos anos anteriores.

O acumulado até julho de 2020, apontava 1,1 milhão de mamografias realizadas contra 2,1 milhões nos mesmos períodos dos anos de 2018 e 2019.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia de Covid-19 (coronavirus) foi um fator importante na redução da demanda por esse exame, mesmo com as unidades de saúde fornecendo a possibilidade de realização de mamografias durante todo o ano.

Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, participou do lançamento da campanha “Outubro Rosa” e afirmou que foi nítida a redução nos atendimento do SUS durante a pandemia e destacou:

Esse represamento de atendimentos e a nova ação que temos que fazer para dar vazão às demandas futuras chama-se segunda onda.

Não é o repique da pandemia, é exatamente as doenças e tratamentos que foram interrompidos ou não foram começados. Esse é o desafio do SUS.

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Ministério da Saúde chama atenção para o fato de que em 75% dos atendimentos feitos em 2020, foi respeitado o tempo de 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer de mama em todos os estágios da doença.

Esse tempo de 60 dias é regulado pela Lei nº 12.732/12:

“Art. 2º O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.”

Cabe ressaltar que em 2019, esse índice foi de apenas 57%. Ou seja, mesmo com os desafios da pandemia o SUS conseguiu melhorar a sua eficiência nesta área específica.

Campanha do Outubro Rosa de 2020


cancer-de-mama-reducao-mamografia-sus-2020

O slogan da campanha do Outubro Rosa de 2020 é: Cuidado com as Mamas, Carinho com seu Corpo.

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Neste sentido, é necessário reforçar que para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos a recomendação é que se faça a mamografia a cada 2 anos, mesmo se a mulher não apresentar sintomas ou sinais da doença.

Adicionalmente, como boa prática visando o diagnóstico precoce desta doença, recomenda-se para as Unidades Básicas de Saúde que todas as mulheres desta faixa etária sejam encaminhadas para a realização da mamografia, independentemente do motivo do atendimento. ao serem atendidas

O Inca (Instituto Nacional do Câncer), órgão de referência e vinculado ao Ministério da Saúde, estima que, infelizmente, o país terá no ano de 2020 mais de 65.000 novos casos de câncer de mama.

Estes números reforçam a necessidade da campanha em alertar às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O direto do Departamento de Ações Estratégicas, Antônia Braga, fez a seguinte declaração:

“As usuárias devem ser empoderadas para que elas possam perceber as alterações no próprio corpo, uma vez que a autonomia do cidadão também passa pelo autocuidado. Nossas mulheres devem ser orientadas a examinar as mamas por ocasião da sua avaliação mensal, após o término da menstruação e uma vez ao ano na consulta com o ginecologista”.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade