Recadastramento do Cartão do SUS em Salvador é prorrogado para final de abril

prorrogacao-prazo-recadastramento-sus-salvador-abril-21

O prazo para moradores de Salvador efetuarem o recadastramento no Cartão do SUS foi prorrogado pela 4ª vez e agora a nova data é 30 de abril de 2021.

Até o final de 2020, foram contabilizados quase 3 milhões de recadastramento na capital baiana.


Os moradores de Salvador tiveram novamente a prorrogação do prazo para recadastramento obrigatório do Cartão do SUS. Desta vez, o novo prazo vai até o dia 30 de abril de 2021.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Salvador informou que até o final de 2020 quase 3 milhões de moradores já tinham realizado este procedimento obrigatório de atualização cadastral.

O fato curioso é que deste total, mais da metade foi realizado de forma online através do site da Secretaria. Porém, os moradores também podem realizar o recadastramento de forma presencial em uma unidade básica da rede municipal com os agentes comunitários de saúde.

O recadastramento é muito simples e rápido. Basta informar os seguintes dados:

  • Número do RG ou da certidão de nascimento
  • CPF
  • Número do Cartão do SUS
  • Comprovante de residência em nome do cidadão ou de algum parente de primeiro grau

Uma pessoa da família pode realizar o cadastro dos demais moradores da casa, bastando apresentar toda a documentação de cada membro da família.

As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário de saúde não precisam realizar novamente.

Meta de recadastramento


Outro motivo de comemoração pelas autoridades de Salvador foi o atingimento da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de conseguir o recadastramento de pelo menos 70% dos moradores da cidade. Em Salvador, este índice ultrapassou a marca de 80%.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de todos os moradores de Salvador fazerem este recadastramento no SUS, inclusive aquelas pessoas que possuem plano de saúde e, teoricamente, utilizam pouco o sistema público de saúde.

Esse recadastramento obrigatório é uma determinação do Governo Federal dentro do novo modelo de financiamento para a Atenção Primária. Caso as prefeituras não façam esse recadastramento haverá uma perda no recebimento de recursos feito pela União.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade