Moradores de Salvador tem até 31 de dezembro para realizarem o recadastramento no SUS

O prazo para o recadastramento obrigatório do Cartão do SUS para os moradores de Salvador foi prorrogado pela terceira vez, passando agora para 31 de dezembro de 2020.

Lembrando que no início de outubro, este prazo já tinha sido prorrogado para a data de 31 de outubro.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, todos os moradores da cidade devem fazer este recadastramento, ou seja, até mesmo quem possui plano de saúde e não costuma utilizar o sistema público de saúde do município precisa aderir ao recadastramento.

Contudo, a Prefeitura alerta que quem já realizou o recadastramento com um agente comunitário de saúde, não precisará fazer de novo.

Como fazer o recadastramento online?


Para fazer o recadastramento obrigatório do SUS pela internet é necessário seguir o seguinte passo-a-passo:

1) Entrar no link abaixo:

recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br

2) Escolher entre fazer o recadastramento com “Dados do paciente” ou “CPF”.

3) Caso escolha “Dados do paciente”, será necessário informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

4) Caso escolha “CPF”, será necessário informar apenas número do CPF e data de nascimento.

5) Após digitar suas informações pessoais, basta clicar em “Não sou um robô” e depois em “Pesquisar”.

recadastramento-sus-salvador

Como fazer o recadastramento de forma presencial?


Para quem não possui familiaridade com o uso da internet, existe a possibilidade de realizar o recadastramento de forma presencial em um das 152 Unidades Básicas de Saúde da Cidade de Salvador.

Adicionalmente, também é possível uma pessoa da família realizar o recadastramento dos demais membros desta família que vivam no mesmo endereço, bastando para isso apresentar toda a documentação destes membros.

Atualização dos números do recadastramento


recadastro-cartao-sus-em-salvador

Até o início de outubro de 2020, a Prefeitura de Salvador informava já ter recebido o recadastro de mais de dois milhões de cidadãos.

Deste total, cerca de 1,3 milhão de recadastramentos foram realizados de forma online pelo site disponibilizado pela prefeitura.

Esta burocracia do recadastramento no SUS é uma medida para atender à determinação do Governo Federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o recadastramento dos moradores a principal estratégia de transferência de recursos da União para as administrações municipais.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade