SUS vai disponibilizar novo medicamento para Hanseníase
O SUS (Sistema Único de Saúde) vai oferecer em 2021 um novo medicamento para o tratamento da hanseníase: o antibiótico claritromicina.
Este remédio é utilizado também para o tratamento de outras doenças, como infecções de pele e infecções respiratórias.
A claritromicina é um medicamente recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o tratamento da hanseníase.
Portanto, esta nova alternativa disponibilizada pelo SUS pode ajudar os pacientes que possuem a doença e são resistentes aos medicamentos atualmente ofertados pela rede pública brasileira, como a rifampicina.
Os brasileiros com hanseníase e resistência a medicamentos são tratados nos hospitais públicos através do método chamado de “poliquimioterapia”, que utiliza a aplicação de rifampicina, dapsona e clofazimina.
Todavia, a “poliquimioterapia” pode não ser efetiva em função de vários pacientes com hanseníase apresentarem resistência à rifampicina.
Dentro deste cenário, o novo medicamento disponibilizado pelo SUS (claritromicina) surge como uma alternativa importante e promissora para os brasileiros com esta doença.
Para quem ainda não conhece esta doença, a hanseníase afeta a pele e os nervos da pessoa, gerando perda de sensibilidade e diminuindo a percepção de calor nas áreas afetadas.
Adicionalmente, a hanseníase causa manchas no corpo e pode acarretar também em diminuição da força muscular.
Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.
Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:
- “Disque-Saúde” através do telefone 136
- Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050
Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.