7 em cada 10 brasileiros dependem do SUS, segundo IBGE

pesquisa-nacional-de-saude-2019-ibge

A cada 10 brasileiros, 7 dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento, o que corresponde a mais de 150 milhões de pessoas em todo o país.

Esses dados constam na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 4 de setembro de 2020 e com dados referentes ao ano anterior (2019). Logo, os dados precedem a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a pesquisa, em 2019 aproximadamente 60 milhões de pessoas, o equivalente a 28,5% da população do Brasil, tinham plano de saúde, sendo este médico ou odontológico.

Desse dado, conclui-se que 71,5% dos brasileiros não têm nenhum tipo de plano privado de saúde, dependendo da rede pública para atendimento hospitalar, tratamentos e demais serviços de saúde.

Considerando somente os planos médicos (ou seja, retirando os planos odontológicos), essa proporção apresenta queda, indo para 26%, indicando que 74% do país de fato depende exclusivamente da saúde pública.

Segundo o IBGE:

As estimativas da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 apontam, também, uma relação direta entre a cor ou raça e nível de instrução e a cobertura de plano de saúde, destacando-se, nesse sentido, as pessoas brancas ou com ensino superior com as maiores proporções de cobertura

A última pesquisa do gênero havia sido feita seis anos antes dessa, em 2013. Comparando as duas pesquisas do IBGE, não se percebeu mudança significativa nos resultados.

As desigualdades outrora percebidas permanecem: regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com maiores proporções de pessoas com planos privados de saúde, em comparação às regiões Norte e Nordeste, apresentando menores proporções desse tipo de cobertura de saúde complementar.

Proporção, por região, de brasileiros que possuem plano de saúde (médico ou odontológico)

grafico-1-pns-2019-ibge

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade