Projeto prevê que SUS tenha atendimento psicológico para grávidas

O atendimento deverá ser oferecido por todo pré-natal e, havendo indicação clínica, também no período pós-parto.

pl-gravida-atendimento-psicologo-sus


O Projeto de Lei (PL) 4432/20 quer tornar obrigatório que haja atendimento psicológico e/ou psiquiátrico para grávidas que fazem acompanhamento da gestação em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o texto, o atendimento deverá ser oferecido por todo pré-natal, se estendendo ao pós-parto caso haja indicação clínica.

Esse projeto foi apresentado à Câmara dos Deputados pelo deputado Deuzinho Filho (Republicanos -CE).

Ele atenta para o fato de que durante o período da gravidez, a mulher experimenta diversas emoções e humores, sendo exemplos a baixa autoestima e o medo de morrer.

Com base nisso, Deuzinho Filho defende que, ao adquirirem um aspecto patológico, tais oscilações podem ser acompanhadas por um psicólogo ou psiquiatra.

De acordo com o deputado, isso “é essencial para a saúde da mãe e da criança. Distúrbios psicológicos nesta fase podem gerar alterações no feto que serão determinantes na formação do adulto. Muitos problemas que os indivíduos apresentam podem ser causados pelos distúrbios psíquicos enfrentados pela mãe na gestação”.

Além dessas observações, Deuzinho acrescenta que também as gestantes estarão mais bem preparadas para a maternidade e que o próprio SUS beneficia-se com a provável diminuição da demanda por serviços de saúde no futuro.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade