Como fazer Abdominoplastia pelo SUS?


Muitas pessoas se incomodam com o excesso de pele e/ou gordura na região do abdômen, principalmente quando esse excesso provoca a chamada “barriga de avental”, que é quando se sobressai na região da barriga, chegando a cair por sobre o cós das calças e bermudas ou mesmo da linha do biquíni.

Tanto homens quanto mulheres ficam incomodados com aparência da região abdominal, embora mulheres tendam a apresentar uma insatisfação maior, pois a pressão estética em cima delas é mais frequente e os períodos gestacionais podem contribuir bastante para que esse excesso exista.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica cuja finalidade é a retirada desse excesso de pele e/ou gordura localizada na região abdominal, assim recuperando a firmeza dos músculos nessa região.

Tal procedimento, por consequência, também consegue remover estrias existentes na região, já que se faz a remoção de pele. Mas em nenhum momento essa cirurgia deve ser encarada como uma opção para se livrar de estrias.

Outro ponto fundamental para se ter em mente é que a abdominoplastia não é tratamento contra a obesidade. A cirurgia não é uma espécie de Plano B a ocupar o lugar de importância que uma boa e balanceada alimentação, aliada à prática regular de exercícios físicos, deve ter na vida de todos nós.

Para que essa cirurgia seja feita, inclusive, os pacientes precisam estar saudáveis e relativamente em forma. É uma cirurgia mais comum em pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica.

Também é bastante indicado como o último recurso para mulheres que tiveram diástase abdominal (após o término da gravidez, a musculatura não volta ao lugar como seria esperado) – o que não é raro acontecer e pode levar a problemas futuros, como dores na coluna.

Aqui no nosso texto você encontrará orientação sobre como conseguir realizar o procedimento de Abdominoplastia pelo Sistema Único de Saúde, bem como as informações mais básicas das quais você precisa para entender um pouco mais sobre esta cirurgia.

De antemão, informamos que nosso material e nenhum outro conteúdo que você encontre em outro lugar substitui a orientação médica.

Cada caso precisa ser tratado dentro da sua particularidade, sendo extremamente importante que você se consulte com um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar sua particularidade e conferir a melhor orientação.

Sendo assim, precisamos dar o seguinte aviso: este material não substitui as consultas e/ou os acompanhamentos médicos.

Se por alguma razão você julgar as informações que trazemos como suficientes, ainda assim você deve buscar orientação de profissional qualificado.

Como fazer Abdominoplastia pelo SUS?


como-fazer-abdominoplastia-pelo-sus

É comum que as pessoas se surpreendam com essa informação (o que acaba demonstrando o quão pouco conhecemos nosso sistema público de saúde), mas o SUS libera a prática de cirurgias plásticas. Mas é preciso muita atenção à exigência e aos fatores envolvidos para que você consiga realizar a cirurgia pela rede pública de saúde. Já, já falaremos sobre isso.

Antes de mais nada, para ter atendimento pelo SUS (consultas, exames, procedimentos cirúrgicos, etc.) é importante que a pessoa tenha o chamado Cartão SUS.

Caso você ainda não tenha o seu, não se preocupe, é bem fácil conseguir um: vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa levando documento com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento. Com esses documentos, você conseguirá fazer o seu Cartão SUS.

Obs.: Para entender melhor como fazer esta sua “carteirinha”, leia “Como fazer o Cartão do SUS“.

O próximo passo para conseguir a Abdominoplastia pelo SUS é a consulta médica. É aí que entra a exigência do SUS para que certos procedimentos, dentre eles as cirurgias plásticas, sejam liberados.

Sendo um sistema público de saúde, nem todas as cirurgias plásticas contam com liberação médica:  para que isso aconteça, é preciso que a cirurgia esteja enquadrada no que se chama de cirurgia de reparação, isto é, exige-se de fato uma recomendação médica indicando que o paciente precisa da cirurgia para melhorar sua qualidade de vida.

Para os casos de cirurgia plástica apenas com finalidade estética, é preciso comprovar que o que se deseja corrigir tem efeitos psicológicos negativos no paciente. Logo, o primeiro passo é passar por uma avaliação médica para que o profissional de saúde recomende a cirurgia.

Na consulta médica o profissional avaliará a sua situação e recomendará ou não a necessidade da abdominoplastia para seu caso.

Se você deseja essa cirurgia por razões estéticas, somente, muito provavelmente você encontrará dificuldade, o que não significa ser impossível. Talvez seja preciso agendar consulta com médicos diferentes para tentar encontrar um que recomende a cirurgia, ainda que por tal razão.

Após entender este primeiro passo, não tão simples assim, vamos nos dedicar ao segundo passo para conseguir realizar a abdominoplastia gratuitamente pelo SUS, que também pode ser bem cansativo: a fila de espera para cirurgias.

A liberação para a cirurgia não indica dentro de qual período de tempo você conseguirá que a cirurgia seja realizada. Isso se dá porque cirurgias agendadas entram em esquema de lista de espera, lista essa que depende de alguns fatores: infraestrutura de hospitais na região onde mora, oferta e demanda de cirurgias e, evidentemente, quantas pessoas estão na fila.

Tudo isso faz com que esse tempo de espera possa ser superior a um ano –  sim, entendemos o quão frustrante essa informação é.

Toda a parte de exames exigidos antes da realização da cirurgia, bem como orientações relacionadas aos cuidados pré e pós-operatório, caberá ao médico explicar, pois muito disso dependerá da avaliação que o médico fizer sobre o seu caso.

Para o sucesso mais duradouro do resultado cirúrgico, deixamos aqui o nosso conselho: responda honestamente às perguntas que o profissional fizer. Por exemplo, é comum que ele pergunte se a paciente que busca a abdominoplastia pretende ter filho (s) no futuro.

Se você ainda permaneceu com alguma dúvida específica, utilize o canal Disque Saúde do SUS. Basta telefonar para 136.

Informações técnicas sobre Abdominoplastia


Embora o intuito do nosso texto não seja a divulgação de informações específicas sobre procedimentos médicos, mesmo porque isso varia de acordo com o paciente e sua necessidade, trazemos nesta seção alguns pontos mais gerais sobre o assunto.

Como já dito, o objetivo da cirurgia é a retirada do excesso de pele e/ou gordura na região abdominal. Esse excesso pode ser resultado de gravidez (gestações), cirurgia bariátrica, distensão abdominal pós-gravidez e demais causas.

Cabe ao profissional avaliar o abdômen do paciente para verificar a quantidade e a localização de gordura, dos excessos de pele e da diástase dos músculos, tudo a depender do caso.

Existe mais de um tipo de abdominoplastia, fazendo com que as técnicas utilizadas apresentem diferenças. O tipo varia de caso para caso, ou seja, é preciso que haja completo entendimento da necessidade do paciente (sua particularidade) para que se entenda qual é a melhor técnica a ser utilizada.

No que se refere a riscos, não devemos nos esquecer de que toda e qualquer cirurgia representa risco em potencial. Caberá ao médico avaliar se o paciente está em condições de saúde favoráveis para se submeter à abdominoplastia.

Então, é muito importante que você seja 100% honesto com as perguntas feitas. Você estará tratando da sua saúde, não apenas de uma cirurgia plástica. Não esconda nada do seu médico, principalmente coisas relativas a seus hábitos, como fumar, por exemplo.

Portanto, se você está cogitando a realização de uma Cirurgia de Abdominoplastia, recomendamos que assista aos vídeos abaixo com informações técnicas de diversos profissionais da saúde e incluindo relatos de quem conseguiu realizar o procedimento.

  • Abdominoplastia – Cirurgia Plástica do Abdome

  • Clube da Plástica: estou acima do peso. Posso fazer uma abdominoplastia?

  • Abdominoplastia – dúvidas

  • Clube da Plástica: Dez coisas que você precisa saber antes de sua abdominoplastia

  • A recuperação na Abdominoplastia – Cirurgia Plástica Porto Alegre – André Valiati

  • Abdominoplastia em homens

  • A Minha História: Abdominoplastia + Mastopexia

  • Antes e depois da plástica – Diário da Abdominoplastia

Considerações Finais


Ensinamos nesta matéria como é possível realizar a Abdominoplastia pelo SUS e apresentamos diversos vídeos técnicos sobre este procedimento.

Esperamos ter contribuído para que você tenha ao menos um conhecimento básico sobre o que é a cirurgia de Abdominoplastia, seus benefícios e como consegui-la pelo Sistema Único de Saúde.

Apesar das dificuldades que você pode enfrentar para conseguir realizar o procedimento pelo SUS, queremos incentivá-lo a tentar a cirurgia por esse caminho; pode parecer difícil, mas é possível e vale a pena.

Reiteramos a importância de que você consulte um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar a particularidade do seu caso e indicar se essa cirurgia é realmente necessária e em quanto tempo você poderá realizá-la.

Reforçamos novamente que nenhum conteúdo que você encontra na internet substitui a consulta médica. Mesmo o material produzido e apresentado por especialistas não pode servir como parâmetro para o seu caso.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade