Como fazer Vasectomia pelo SUS?


No presente artigo, falaremos sobre a cirurgia de vasectomia, em especial sobre a possibilidade de fazer esta cirurgia gratuitamente pelo SUS.

A Vasectomia é uma cirurgia bem simples e rápida, destinada a homens que não desejam ter mais filhos. Ainda hoje é comum encontrarmos homens com receio de se submeterem a essa cirurgia, mostrando que muitas coisas ainda precisam ser ditas e explicadas sobre o procedimento.

Dito de forma bem didática, a vasectomia é a cirurgia de esterilização masculina, ou seja, é indicada a homens que não desejam ter filhos ou mais filhos no futuro. Assim, é uma decisão que precisa ser muito bem pensada e conversada, principalmente se o homem tem uma companheira.

Caso o sujeito por razões financeiras dependa do Sistema Único de Saúde para consultas e procedimentos, a decisão de realizar a vasectomia precisa ser mais bem pensada ainda. Veremos o porquê daqui a pouco.

Iremos te explicar agora como é possível conseguir a Vasectomia pelo SUS e apresentaremos diversos vídeos com informações relevantes sobre o que é esta cirurgia, quem pode fazer, quais os riscos da cirurgia e cuidados no pós-operatório.

Contudo, ressaltamos que o conteúdo deste nosso texto e de todos os outros que você encontrar no nosso site abordando procedimentos cirúrgicos, não têm a pretensão do se enquadrarem como conteúdo técnico.

A leitura de nenhum texto pode substituir a avaliação de um profissional, somente ele possui o conhecimento necessário para avaliar a particularidade do seu caso, ou seja, um texto não pode ser reflexo da necessidade de diversas pessoas, mesmo quando falamos de cirurgias simples e rápidas como a vasectomia.

Sendo assim, precisamos dar o seguinte aviso: este material não substitui as consultas e/ou os acompanhamentos médicos.

Se por alguma razão você julgar as informações que trazemos como suficientes, ainda assim você deve buscar orientação de profissional qualificado.

Como fazer a Vasectomia pelo SUS?


como-fazer-vasectomia-pelo-sus

Ao optar voluntariamente pela vasectomia, o homem deve primeiro verificar se atende aos seguintes pontos:

  • Ser maior de 25 anos ou ter no mínimo dois filhos vivos.
  • Depois de informado sobre os riscos e efeitos colaterais da operação, bem como dos métodos contraceptivos disponíveis, deverá expressar sua vontade pela cirurgia em documento oficial.
  • A liberação para cirurgia depende do consentimento expresso pelo cônjuge em documento registrado em cartório a ser arquivado no prontuário do paciente.

Todos esses pontos estão expressos na Lei 9.263/96, que dispõe sobre as normas de planejamento familiar a respeito de procedimento de esterilização voluntária (vasectomia para homens e laqueadura para mulheres). Até o presente ano (2021), essas exigências ainda estão em vigor.

Antes de falarmos do passo a passo para conseguir realizar a vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisamos fazer a seguinte pergunta: você tem o Cartão SUS?  Ele é utilizado para agilizar o agendamento de consultas, exames e procedimentos no sistema público de saúde.

Para conseguir o seu cartão SUS, dirija-se ao posto de saúde mais próximo da sua residência levando CPF, comprovante de residência, documento com foto e certidão de casamento ou de nascimento.

Obs.: Se você não tem o Cartão do SUS, leia “Como fazer o Cartão do SUS“.

Voltemos agora à explicação sobre como conseguir a Vasectomia pelo SUS. O primeiro passo é agendar uma consulta com o médico urologista. Ele orientará o paciente sobre o processo administrativo para conseguir a vasectomia.

Será feita uma avaliação para checar se o paciente está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Será preciso, ainda, participar de palestra de Planejamento Reprodutivo; nesse momento, serão debatidos os métodos contraceptivos focados na vasectomia.

Passado o período de toda essa orientação dada por médicos e atendentes, o paciente será direcionado ao ambulatório de pequenas cirurgias ao qual foi indicado. Lá, deverá apresentar a seguinte lista de documentos:

  • ATA preenchida e com assinatura reconhecida em cartório (3 vias).
  • Cartão do SUS.
  • Documento da consulta.
  • Certidão de nascimento dos filhos (se tiver).
  • Cópia do CPF e do comprovante de residência.

Como na prática a atuação do SUS no país não costuma ser a mesma em todas as regiões, é possível que essa relação de documentos seja maior ou menor, a depender da localidade do indivíduo.

Sendo assim, aconselhamos que você busque junto ao posto de saúde os documentos que você deve apresentar.

Sobre o segundo passo, entre a marcação da consulta e a realização da cirurgia de Vasectomia propriamente dita, o paciente deve passar por algumas etapas:

  • 1ª etapa: reflexão

Como você deve lembrar, na introdução deste texto salientamos que caso o paciente dependa exclusivamente do SUS para as mais variadas consultas e procedimentos, a decisão pela vasectomia precisa ser muito bem pensada.

Isso se deve ao fato de que o sistema público de saúde não realiza a cirurgia de reversão, o que significa dizer que em caso de arrependimento, o paciente deverá recorrer ao sistema privado de saúde para realizar a reversão da vasectomia.

Pelo SUS, nenhuma cirurgia de esterilização realiza-se de imediato, devendo o paciente passar por este período chamado de reflexão, cuja duração costuma ser de 60 dias entre a solicitação e a realização da cirurgia.

  • 2ª etapa: documentação

Consiste na apresentação de documentos pessoais e de exames pré-operatórios para que o profissional de saúde certifique-se de que o paciente está em condições de saúde para passar pelo procedimento.

  • 3ª etapa: reuniões

É uma etapa fundamental para que o homem receba todas as orientações e entenda como se dá o procedimento. Será também orientado sobre os cuidados a serem tomados após a cirurgia.

Todas as etapas tendo sido cumpridas, tem-se a cirurgia. É um procedimento bem rápido e fácil, inclusive podendo ser realizado fora de centro cirúrgico e comumente liberando o paciente após a realização do procedimento.

Muitos médicos dizem que o indivíduo pode até, a depender da atividade realizada, voltar ao trabalho logo após a vasectomia, no mesmo dia.

Mas a maioria dos pacientes costuma relatar leve desconforto após se submeter ao procedimento, então talvez valha a pena discutir com o seu médico sobre essa liberação.

Se você ainda permaneceu com alguma dúvida específica, utilize o canal Disque Saúde do SUS. Basta telefonar para 136.

Informações técnicas sobre Vasectomia


O procedimento da vasectomia é caracterizado por costumar ser rápido, pouco invasivo e por não demandar centro cirúrgico, podendo ser realizado até mesmo em ambulatório – como já dito. Em geral, leva cerca de uma hora para que o procedimento seja realizado e o paciente liberado.

O pós-cirúrgico costuma ser bem tranquilo, inclusive sendo comum que o médico libere o paciente para retornar às atividades de trabalho no mesmo dia da cirurgia, desde que essas não sejam muito pesadas. Contudo, essa liberação pode variar de profissional para profissional.

Sendo assim, se você está cogitando a realização de uma Cirurgia de Vasectomia, recomendamos que assista aos vídeos abaixo com informações técnicas de diversos profissionais da saúde e incluindo relatos de quem conseguiu realizar o procedimento.

  • Urologista tira dúvidas sobre a cirurgia de vasectomia

  • Vasectomia: tudo aquilo que você precisa saber antes da cirurgia

  • Vasectomia – Mitos e Verdades

  • Riscos e complicações da vasectomia

  • Orientações pós operatórias Vasectomia

  • A Vasectomia pode falhar?

  • É possível ter filhos após a vasectomia?

  • Reversão de Vasectomia: quando vale a pena?

  • Quando fazer o espermograma após a vasectomia?

Considerações Finais


Ensinamos nesta matéria como é possível realizar a Vasectomia pelo SUS e apresentamos diversos vídeos técnicos sobre este procedimento.

Esperamos ter contribuído para que você tenha ao menos um conhecimento básico sobre o que é a cirurgia de Vasectomia, seus benefícios e como consegui-la pelo Sistema Único de Saúde.

Apesar das dificuldades que você pode enfrentar para conseguir realizar o procedimento pelo SUS, queremos incentivá-lo a tentar a cirurgia por esse caminho; pode parecer difícil, mas é possível e vale a pena.

Reiteramos a importância de que você consulte um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar a particularidade do seu caso e indicar se essa cirurgia é realmente necessária e em quanto tempo você poderá realizá-la.

A consulta com um urologista é muito importante para que o homem entenda de forma clara e específica como funciona a vasectomia, os cuidados a serem tomados no pós-cirúrgico e se há possibilidade de reversão.

Reforçamos novamente que nenhum conteúdo que você encontra na internet substitui a consulta médica. Mesmo o material produzido e apresentado por especialistas não pode servir como parâmetro para o seu caso.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade