Como fazer Cirurgia Bariátrica pelo SUS?


Na sociedade atual (não apenas na brasileira), muito se discute sobre estética e padrões de beleza, mas infelizmente, pouco – ou quase nada – se discute sobre saúde, como se os números que aparecem na balança ou a numeração da roupa que se usa fossem os indicativos sobre o quão saudável uma pessoa está.

Nosso artigo, norteado por preocupações ligadas à saúde, tratará sobre a cirurgia bariátrica, cirurgia esta cujo objetivo é a redução de peso dos pacientes.

A importância deste tópico está intimamente relacionada aos dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde: entre 2006 e 2018 a taxa de obesidade no Brasil saltou de 11,8% para 19,8%.

Esta pesquisa indicou, ainda, que 55,7% da população adulta do Brasil está acima do peso. A obesidade é a segunda causa de morte evitável no mundo (a primeira é o tabaco).

Portanto, explicaremos a você como é possível realizar a Cirurgia Bariátrica pelo SUS. Logo após, apresentaremos diversos vídeos com informações relevantes sobre o que é esta cirurgia, quem pode fazer, quais os riscos da cirurgia, cuidados no pós-operatório e depoimentos mostrando o antes e depois.

Antes de iniciarmos o assunto propriamente dito, precisamos dar o seguinte aviso: a leitura deste material não substitui as consultas e os acompanhamentos médicos.

Se por alguma razão você julgar as informações que trazemos como suficientes, ainda assim você deve buscar orientação de profissional qualificado.

Como fazer Cirurgia Bariátrica pelo SUS?


como-fazer-cirurgia-bariatrica-pelo-sus

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2018 registrou-se um aumento de 84,73% na procura para o procedimento da cirurgia bariátrica pelo SUS.

Diante dessa procura, desde o citado ano outros procedimentos foram acrescidos à lista do SUS, como o “Bypass Gástrico” e a “Gastroplastia Vertical”, cirurgias menos agressivas quando comparadas à de redução de estômago tradicional.

Como acontece na rede privada, para que a cirurgia bariátrica seja indicada, é preciso que o paciente passe por avaliação médica para que a individualidade de seu caso seja analisada.

Reiteramos que a cirurgia é uma opção para aqueles casos em que mudanças na alimentação e a prática regular de atividade física não surtem efeito na perda de peso. Lembre-se que toda cirurgia traz risco, devendo ser por isso indicada apenas quando houver necessidade.

Tendo tudo isso em mente, vamos às etapas para que você consiga realizar a sua cirurgia pelo SUS.

O primeiro passo é a consulta médica, pois apenas quem tiver o diagnóstico médico indicando o procedimento terá direito a ele pelo SUS.

A consulta deve ser agendada no posto de saúde no qual se tem cadastro. Para isso, o indivíduo precisará apresentar o Cartão do SUS e um documento oficial de identificação.

Se você ainda não tem a sua carteirinha do SUS, dirija-se ao posto de saúde mais próximo de sua casa e realize o seu cadastro. Será necessário apresentar:

  • Documento de identificação original com foto e na validade, certidão de nascimento ou de casamento
  • CPF
  • Comprovante de residência

Se tiver dúvidas, leia este nosso material: Como fazer o Cartão do SUS.

O segundo passo para conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS está relacionado ao médico. Para conseguir um melhor diagnóstico sobre o caso, o médico solicitará exames que confirmem a condição do paciente e que auxiliem na avaliação das alternativas viáveis.

Com todos os exames realizados, caso o médico do SUS conclua que a cirurgia bariátrica é a melhor opção para o paciente, ele fará a recomendação através de requerimento própria para esta intervenção cirúrgica.

O próximo passo é o agendamento, o que pode ser frustrante para o indivíduo que necessita da cirurgia em função da possível demora na lista de espera.

Inúmeros brasileiros dependem do SUS e, infelizmente, pelos mais diversos motivos o Sistema não consegue dar conta da demanda como se desejaria. Da mesma forma que muitos pacientes do SUS aguardam por consultas e exames, o mesmo acontece com marcação de cirurgia.

Com o requerimento médico em mãos, o paciente deverá dar entrada na lista de espera no posto de saúde. Essa espera pode levar muitos meses. É preciso considerar também a oferta da região. Dependendo de onde mora o paciente, a espera pode ser menor ou maior.

Para se ter uma ideia, segundo o Serviço de Informações Hospitalares do SUS, em 2018 no estado do Paraná foram realizadas 6.692 cirurgias bariátricas, o que correspondeu a 58,6% dos procedimentos realizados no país pelo SUS naquele ano. A segunda posição foi ocupada pelo Estado de São Paulo, onde 1.600 procedimentos foram realizados.

Quando for marcada a cirurgia, o paciente precisará fazer uma consulta prévia com a equipe médica para que os detalhes do pré-operatório sejam devidamente esclarecidos.

A recuperação da cirurgia bariátrica tem início no hospital, seguida pela alta hospitalar. O paciente será informado sobre as recomendações médicas e a restrição alimentar que deve seguir.

Por fim, o processo do pós-operatório. O paciente será guiado por uma equipe formada por diversos profissionais.

Essa equipe do SUS indicará as atividades físicas que o paciente deverá praticar, bem como auxiliar no controle da alimentação e na indicação de alimentos ou remédios que deverão complementar a nova alimentação.

Essa equipe multidisciplinar do SUS poderá ser formada por: médico especialista em cirurgia geral ou em aparelho digestivo, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, assistente social, fisioterapeuta e demais profissionais.

A cirurgia bariátrica realizada no SUS segue algumas regras definidas pelos órgãos de saúde: idade mínima e IMC (sozinho ou associado a complicações decorrentes do excesso de peso), além de levar em conta alguns impeditivos relacionados ao perfil do paciente, como compulsão alimentar e doenças pré-existentes.

Em certas situações, o SUS não aprova a realização da cirurgia, mesmo que os requisitos sejam atendidos. Vamos a eles:

a) Se adolescente, precisa obrigatoriamente ter pelo menos 16 anos de idade. Mesmo aqueles entre 16 e 18 anos só serão aprovados para cirurgia após se submeterem a duas avaliações clínica, uma avaliação psicológica, comprovar consentimento familiar e portar aprovação da comissão ética do hospital.

b) Se o paciente for idoso com mais de 65 anos de idade, deverá ser feita uma avaliação especial para considerar os riscos da cirurgia e se os benefícios por ela trazidos compensam as dificuldades extras que o pós-operatório pode ter, por conta do fator idade.

Destacamos que o SUS também oferece aos pacientes a possibilidade de realizar a cirurgia plástica para reduzir o excesso de pele. Evidentemente, aqui também entrará o sistema de fila de espera.

Para maiores informações, utilize o canal Disque Saúde do SUS. Basta telefonar para 136.

Informações técnicas sobre a Cirurgia Bariátrica


Conforme mencionado na introdução, a cirurgia bariátrica (também conhecida como redução de estômago, gastroplastia e cirurgia da obesidade) é destinada à redução de peso de pacientes obesos. Como toda cirurgia, envolve preparo, riscos e análise do profissional.

Por exemplo, a recomendação da cirurgia não leva em conta apenas o peso da pessoa; o procedimento é realizado quando atividades físicas e novos hábitos alimentares não surtem mais efeito, sendo assim necessária a intervenção médica.

Obesidade é considerada uma condição de saúde que pode estar associada tanto a fatores genéticos como ser também consequência de maus hábitos cada vez mais frequentes: alimentação desequilibrada e sedentarismo.

Sendo assim, se você está cogitando a realização de uma cirurgia bariátrica, recomendamos que assista aos vídeos abaixo com informações técnicas de diversos profissionais da saúde e incluindo relatos de quem conseguiu realizar o procedimento pelo SUS.

  • Cirurgia bariátrica – Tudo o que você precisa saber!

  • Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica

  • Quem pode fazer a bariátrica?

  • Quanto custa uma cirurgia bariátrica?

  • Riscos da cirurgia bariátrica

  • Pós-operatório da cirurgia bariátrica

  • Cirurgia Bariátrica – Coisas que ninguém te conta sobre a bariátrica

  • Bariátrica – Tour pelo meu corpo atual (50 kg a menos)

  • Cirurgia Bariátrica e a nova vida de Leandro Hassum

  • 7 Meses de Cirurgia Bariátrica – Antes e Durante

Considerações Finais


Ensinamos nesta matéria como é possível realizar a Cirurgia Bariátrica pelo SUS e apresentamos diversos vídeos técnicos sobre este procedimento.

Esperamos ter contribuído para que você tenha ao menos um conhecimento básico sobre o que é a cirurgia bariátrica, seus benefícios e como consegui-la pelo Sistema Único de Saúde.

Reiteramos a importância de que você consulte um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar a particularidade do seu caso e indicar se essa cirurgia é realmente necessária e em quanto tempo você poderá realizá-la.

Reforçamos novamente que nenhum conteúdo que você encontra na internet substitui a consulta médica. Mesmo o material produzido e apresentado por especialistas não pode servir como parâmetro para o seu caso.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade