Como marcar consulta com Dermatologista pelo SUS?
O dermatologista é o profissional responsável por cuidar do maior órgão do nosso corpo: a pele. Além disso, este profissional também pode cuidar de mucosas, cabelos e unhas.
Vamos te apresentar agora as diversas alternativas para marcar consulta com dermatologista pelo SUS e qual a importância deste profissional para a sua saúde e qualidade de vida.
Nota: Alguns leitores nos alertaram que não conseguiram marcar diretamente a consulta com dermatologista no SUS e antes precisaram agendar uma consulta com um clínico geral do próprio SUS. Portanto, fica registrado esse alerta!
Conteúdo
Como marcar consulta com dermatologista pelo SUS?
Existem três maneiras de conseguir agendar uma consulta com dermatologista pelo SUS: online, por telefone ou presencialmente.
Abaixo, explicaremos resumidamente como você pode conseguir marcar seu atendimento médico em cada uma destas alternativas.
-
Marcação de consulta com dermatologista de forma online
Para fazer a marcação de sua consulta pela internet é possível utilizar o site ou aplicativo do ConecteSUS.
Todavia, para fazer marcações de consultas online é necessário estar cadastrado na unidade de saúde que deseja atendimento e solicitar ao estabelecimento de saúde a inclusão dos seus dados no sistema.
Traduzindo: você primeiro precisa ligar ou comparecer no posto de saúde ou hospital no qual deseja atendimento e solicitar para que façam um cadastro utilizando os seus dados pessoais (nome, CPF e número do Cartão SUS).
Se você já estiver cadastrado no estabelecimento de saúde onde deseja marcar sua consulta, basta seguir o tutorial que preparamos no link abaixo:
Como marcar consulta médica pelo SUS
-
Agendamento de dermatologista pelo SUS por telefone
Para agendar consulta com dermatologista pelo SUS você pode utilizar também o telefone. Basta ligar diretamente para o posto de saúde no qual deseja atendimento ou telefonar para o número 136 do Disque Saúde.
O Disque Saúde 136 funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Entretanto, para falar diretamente com um operador humano e não apenas navegar nas opções, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 22h) e aos sábados e domingos (das 8h às 18h).
O Disque Saúde pode ser usado nas seguintes situações: denúncias, reclamações, marcações de consultas, tratamentos e cirurgias, informações sobre doenças, programas e campanhas do Ministério da Saúde, elogios e sugestões.
Caso não consiga marcar sua consulta através do Disque Saúde, aconselhamos que entre em contato diretamente com o posto de saúde ou hospital do seu interesse.
Para descobrir qual o número de telefone, basta entrar no Google e pesquisar pelo nome do posto ou hospital.
-
Marcação de dermatologista do SUS de forma presencial
Se você não conseguiu marcar a consulta médica no SUS de forma online ou por telefone, infelizmente não resta outra alternativa: você precisará ir até o posto de saúde ou hospital e solicitar presencialmente a consulta com a especialidade médica necessária para resolver seu problema.
Para descobrir o endereço e horário de funcionamento do estabelecimento de saúde onde deseja atendimento, o nosso conselho é o mesmo do item anterior: acesse o Google e pesquise pelo nome do posto ou hospital.
Qual a importância da consulta com dermatologista?
Não é de hoje que vemos muitas pessoas substituindo consultas médicas por pesquisas em sites de busca. E, claro, esse fato é sempre tratado abordando-se os riscos e insistindo para que o indivíduo procure um profissional da área. Será que você sabe o porquê?
Primeiramente, vamos a uma informação que muitos desconhecem: nossa pele é um órgão e, por sua extensão, é considerado o maior órgão do corpo humano. Logo, ela merece cuidado especializado como todos os nossos demais órgãos.
A pele é um grande órgão que fica exposto, sendo por isso recomendável que pelo menos uma vez ao ano a pessoa procure um dermatologista como forma preventiva contra o câncer de pele, independentemente de qualquer outra queixa.
Isso significa que mesmo quem não apresenta algum desconforto relacionado à pele (alergia, machucado, acne ou qualquer outro), unha ou não deseja realizar algum procedimento estético deve marcar sua consulta dermatológica anual para que um profissional qualificado avalie sua pele.
Em segundo lugar, não podemos ignorar o fato de que cada pele é uma pele. Atualmente, nas redes sociais, especialmente no Instagram, facilmente encontramos produtos (quando não procedimentos!) sendo recomendados de forma muito natural, inclusive com troca de experiências nos comentários das postagens.
Isso não seria exatamente um problema se a maioria esmagadora das pessoas não pegasse essas dicas como totalmente válidas para si.
Além disso, muitas dessas opiniões são “patrocinadas”, ou seja, marcas presenteiam os chamados influencers com produtos para que sejam resenhados, o que acende o alerta sobre o quão incrível o produto é.
E na maioria das vezes, as resenhas são extremamente atrativas e terminamos de ler as postagens com vontade de comprar tudo, sem muita preocupação com o nosso tipo de pele e com o tipo de ativo que esses produtos têm.
Por isso, não raro conhecemos quem tenha tido algum tipo de reação alérgica a um produto que foi comprado por influência de resenha na internet.
Chegamos, assim, à importância da consulta em si. É preciso que se tenha em mente que cada um é cada um, logo, nem tudo vai atender a todas as pessoas da mesma forma. Por mais óbvio que isso soe, é comum ignorarmos essa afirmação no nosso dia a dia.
Cada pele tem um tipo de necessidade; afinal, dentre outros fatores, é um órgão que fica exposto a agentes externos que podem afetar de diferentes maneiras.
Quer um exemplo bem prático? Pessoas que moram em regiões mais frias quando vão para regiões mais quentes e ensolaradas tendem a ficar com a pele mais vermelha e sensibilizada, assim como pessoas acostumadas a zonas quentes quando viajam para zonas mais frias tendem a perceber ressecamento da pele.
É interessante saber que fatores internos como hormônios e estresse afetam a saúde da pele, das unhas e podem provocar queda de cabelo, por exemplo.
A ingestão ou falta de ingestão de alguns alimentos e/ou de água também podem afetar de maneira significativa saúde de nossas peles e unhas.
Antes de comprar qualquer medicamento para cuidar dessa parte tão importante do seu corpo sem a orientação de um dermatologista, aconselhamos que se faça os seguintes questionamentos:
1) Você conhece a sua pele?
2) Sabe identificar na lista de ingredientes de um produto se existe ali algum que não é próprio para a sua pele ou unha?
3) Sabe quais ativos não podem ser usados ao mesmo tempo?
4) Sabe se aquele produto que lhe pareceu interessante pode ser usado durante o dia ou se ele é exclusivo para a rotina noturna?
5) Sabe o que está fazendo a sua unha lascar facilmente ou estar com uma aparência estranha?
6) Será que aquele procedimento sobre o qual você leu em um post no Instagram é adequado para você?
7) Aquela pinta que você tem está com tamanho e coloração adequados?
Essas são apenas algumas das (inúmeras) questões que são tratadas em um consultório dermatológico.
Portanto, entenda que cuidar da saúde também significa procurar um dermatologista de confiança periodicamente. Tanto a rede privada quanto a rede pública de saúde contam com excelentes profissionais da área.
E embora apenas o dermatologista possa dar orientações com propriedade e específicas para você, fechamos este texto com uma dica que essa, sim, é universal e pode ser dada por todos e para todos: não se esqueça de usar filtro solar!
Ah! Selecionamos alguns vídeos abaixo para te ajudar a entender a importância de uma consulta com o dermatologista. Esperamos que gostem…
Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.
Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:
- “Disque-Saúde” através do telefone 136
- Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050
Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.
Na realidade, não é assim que funciona. Se eu quiser atendimento em qualquer especialidade, primeiro tenho que marcar com o clínico geral para avaliação. Espera de pelo menos trinta dias para essa consulta. O clinico geral, se fornecer o encaminhamento, tenho que marcar nova consulta com o especialista. Nesse caso pode ocorrer duas situações:
1 – Espero mais uns trinta dias para a consulta com o especialista ou
2 – Entro numa fila de espera sem data prevista para o atendimento. Dizem que vão avisar por telefone.
Já aconteceu comigo, para marcar exames oftalmológicos, mandarem voltar em três meses para agendar, vejam bem, AGENDAR e não realizar os exames.
Tudo isso na maior cidade do país, São Paulo!
Marcos, obrigado pelo relato de sua experiência. Já adicionamos uma nota no início da matéria fazendo essa ressalva da necessidade de passar previamente pelo clínico geral. Infelizmente, a realidade é muito mais burocrática e demorada do que a teoria… 🙁