Polícia prende quadrilha suspeita de cobrança por Cirurgia Bariátrica no SUS

quadrilha-cirurgia-bariatrica-sus-parana

A Polícia Civil do Paraná prendeu, em 06 de outubro de 2020, 14 pessoas suspeitas de participarem de um fraudulento esquema de venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS.

O esquema tinha sido revelado pelo UOL em reportagem realizada em janeiro de 2020 e as cirurgias eram realizadas no Hospital Angelina Caron, localizado na região metropolitana de Curitiba.

Entre as 14 pessoas presas pela Polícia Civil estão:

  • 2 médicos
  • Técnicos de enfermagem
  • 1 funcionário (servidor) da Secretaria de Saúde do Paraná
  • 1 vereador da cidade de Taquarituba (SP)
  • Donos de pousadas

As informações preliminares da Polícia Civil revelam que o grupo pode ter lucrado mais de 10 milhões de reais com a comercialização destas cirurgias bariátricas, que deveriam ser realizadas gratuitamente pelo SUS.

A quadrilha atuava da seguinte forma: alguns membros eram responsáveis por pesquisar nas redes sociais possíveis interessados na realização da cirurgia bariátrica. Esta pesquisa não era restrita apenas ao Paraná e abrangia diversos outros estados brasileiros.

Muitas dessas pessoas mapeadas estavam há anos na fila do SUS para conseguirem a cirurgia bariátrica. Desta forma, a quadrilha solicitava cerca de R$ 3.000 para realizar o procedimento no hospital público localizado em Curitiba.

Em nota oficial, o Hospital Angelina Caron informou que não realiza qualquer tipo de cobrança de seus pacientes para a realização de cirurgias realizadas pelo SUS. O hospital esclareceu também que nunca tirou proveito ou vantagem financeira direta ou indiretamente de esquemas criminosos.

A Secretaria de Saúde do Paraná também se pronunciou e lamentou que grupos criminosos tenham se aproveitado do SUS para aplicar golpes e se colocou à disposição para auxiliar na apuração de todos os fatos.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade