Como marcar consulta com Ginecologista pelo SUS?


A Ginecologia é a prática da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas. Seu significado literal é “a ciência da mulher”.

Mas, você sabia que cerca de 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência? Nesse percentual estão incluídas as mulheres acima de 16 anos que nunca frequentaram ou que vão de vez em quando.

É por isso que saber o que é a ginecologia é um ótimo ponto de partida para a conscientização da sua importância.

Vamos te apresentar agora as diversas alternativas para marcar consulta com uma ginecologista pelo SUS e qual a importância deste profissional para a sua saúde e qualidade de vida.

Como marcar consulta com ginecologista pelo SUS?


como-marcar-consulta-com-ginecologista-no-sus

Existem três maneiras de conseguir agendar uma consulta com um ginecologista pelo SUS: online, por telefone ou presencialmente.

Abaixo, explicaremos resumidamente como você pode conseguir marcar seu atendimento médico em cada uma destas alternativas.

  • Marcação de consulta com ginecologista de forma online

Para fazer a marcação de sua consulta pela internet é possível utilizar o site ou aplicativo do ConecteSUS.

Todavia, para fazer marcações de consultas online é necessário estar cadastrado na unidade de saúde que deseja atendimento e solicitar ao estabelecimento de saúde a inclusão dos seus dados no sistema.

Traduzindo: você primeiro precisa ligar ou comparecer no posto de saúde ou hospital no qual deseja atendimento e solicitar para que façam um cadastro utilizando os seus dados pessoais (nome, CPF e número do Cartão SUS).

Se você já estiver cadastrado no estabelecimento de saúde onde deseja marcar sua consulta, basta seguir o tutorial que preparamos no link abaixo:

Como marcar consulta médica pelo SUS

  • Agendamento de ginecologista pelo SUS por telefone

Para agendar consulta com ginecologista pelo SUS você pode utilizar também o telefone. Basta ligar diretamente para o posto de saúde no qual deseja atendimento ou telefonar para o número 136 do Disque Saúde.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Entretanto, para falar diretamente com um operador humano e não apenas navegar nas opções, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 22h) e aos sábados e domingos (das 8h às 18h).

O Disque Saúde pode ser usado nas seguintes situações: denúncias, reclamações, marcações de consultas, tratamentos e cirurgias, informações sobre doenças, programas e campanhas do Ministério da Saúde, elogios e sugestões.

Caso não consiga marcar sua consulta através do Disque Saúde, aconselhamos que entre em contato diretamente com o posto de saúde ou hospital do seu interesse.

Para descobrir qual o número de telefone, basta entrar no Google e pesquisar pelo nome do posto ou hospital.

  • Marcação de ginecologista do SUS de forma presencial

Se você não conseguiu marcar a consulta médica no SUS de forma online ou por telefone, infelizmente não resta outra alternativa: você precisará ir até o posto de saúde ou hospital para solicitar a marcação de consulta com a especialidade médica necessária para resolver seu problema.

Para descobrir o endereço e horário de funcionamento do estabelecimento de saúde onde deseja atendimento, o nosso conselho é o mesmo do item anterior: acesse o Google e pesquise pelo nome do posto ou hospital.

Qual a importância da consulta com ginecologista?


importancia-da-consulta-ginecologica

Quando se fala da consulta ginecológica, é bastante comum que as pessoas, especialmente as mulheres (as pacientes dessa área médica), logo a associem à gestação.

No melhor dos cenários, há quem também fale do profissional ginecologista para acompanhamentos quando a mulher está na menopausa (nome dado à fase da vida em que a mulher para de menstruar) e para quando a mulher já é idosa, momento em que os cuidados relacionados à saúde acabam sendo intensificados.

Infelizmente, ainda não está satisfatoriamente difundido o fato de que a consulta ginecológica deve ser regular, pelo menos uma vez ao ano.

Se você é mulher e já passou por pelo menos uma consulta ginecológica em sua vida, deve compartilhar da opinião de que os exames realizados durante a consulta e aqueles solicitados pelo médico muitas vezes trazem algum tipo de desconforto.

Todavia, por mais verdadeiras que sejam essas opiniões, usá-las como justificativa para seguir adiando a primeira ida ou o retorno ao ginecologista pode significar comprometer sua saúde, fazendo com que ela não seja cuidada da forma como merece.

É claro que essa não é uma especificidade da consulta ginecológica, sendo muito importante que cuidemos de nossa saúde de forma integral.

E pessoas que têm medo de toda e qualquer consulta médica com certeza já se depararam com orientações do tipo “adiar um problema hoje pode fazer com que fique maior lá na frente”.

Mas no presente texto, falaremos da importância da consulta ginecológica e o porquê de ser importante mantê-la em dia.

Em primeiro lugar, gostaríamos de destacar a anatomia do corpo feminino. A vagina, um dos componentes do aparelho genital feminino, por estar bem próxima do ânus e do orifício externo da uretra (por onde passa a urina), torna-se mais suscetível a bactérias e, consequentemente, a infecções, sendo mais difícil manter a região de fato higienizada do que se pensa.

Vale destacar que estamos falando de uma condição biológica, não necessariamente da atenção que a mulher tem com seus cuidados higiênicos.

O profissional ginecologista costuma examinar essa questão, sendo por vezes necessário que se faça uso de algum tipo de medicamento para combater quadros infecciosos que podem acontecer com qualquer mulher devido à própria anatomia do corpo feminino.

Além disso, a rotina da consulta ginecológica pode contribuir para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. O médico realizará exames específicos e fará o encaminhamento para exames ainda mais precisos.

Então, quanto maior for a regularidade das consultas ginecológicas, maior a chance de que a doença possa ser diagnosticada no estágio inicial, permitindo que as formas de tratamento sejam as melhores possíveis.

O ginecologista é um profissional também encarregado de assistir qualquer distúrbio ou desconforto relacionado ao período menstrual, seja ele de qual ordem for: demora para que aconteça a menarca (a primeira menstruação), fluxos menstruais intensos e/ou irregulares, fortes cólicas durante a período, efeitos da menopausa e por aí vai. Caberá ao profissional identificar se algum tratamento ou consulta com médico de outra área será necessário.

O consultório médico é, ainda, um espaço seguro para que a paciente busque orientações sobre métodos contraceptivos. Infelizmente, muitas mulheres ainda não conhecem os riscos que o uso de pílulas anticoncepcionais pode trazer e como é um medicamento que não exige receita médica para ser adquirido, é comum que mulheres (especialmente as mais jovens) façam uso da pílula X por conhecerem amigas que fazem o mesmo uso ou por terem pesquisado sobre, sem saber se sua condição de saúde de fato permite o uso desse medicamento, seja de qual dosagem for.

Ainda sobre o tópico das relações sexuais, não podemos ignorar o risco das DSTs, abreviação para Doenças Sexualmente Transmissíveis. Muitas delas são tratáveis, o que é feito sob a orientação do profissional da ginecologia.

Por fim, chegamos ao momento gestacional (viu a quantos pontos o ginecologista se dedica além da gestação). Esse é o momento em que a atenção ao corpo feminino deve ser redobrada por conta de todas as transformações pelas quais o organismo está passando.

É muito importante que a gestante faça o chamado acompanhamento pré-natal com seu ginecologista para garantir que sua saúde e a do bebê estarão em dia. Mas esse é um assunto para um texto mais específico.

Felizmente, as mulheres podem contar com excelentes profissionais da área tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde, podendo elas contar com o devido acompanhamento não importando muito sua situação financeira.

Embora não seja estipulada uma idade para que a mulher inicie nesse tipo de atendimento médico, recomenda-se que ele ocorra a partir da primeira menstruação (o que pode variar, como os casos de atraso da menarca), sendo altamente indicado para quem tem vida sexual ativa (mas não apenas!).

A orientação é que a mulher realize a co15nsulta pelo menos uma vez por ano; o aumento ou diminuição desse intervalo caberá ao médico estipular.

Falando nisso: sua consulta ginecológica está em dia?


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade