Como fazer Cirurgia Ortognática pelo SUS?
Atualmente, a procura por cirurgias ortognáticas pelo SUS tem apresentado uma tendência de alta. De fato, as pessoas de um modo geral têm demonstrado maior preocupação com a aparência, muito disso devido ao padrão de beleza que é estipulado e alimentado pelas redes sociais.
Mas será que toda cirurgia que impacta na aparência tem motivação única e exclusivamente estética? Por exemplo, uma cirurgia que tem sido bastante procurada é a rinoplastia, que consiste em modificar o nariz.
Ainda que na maioria das vezes os pacientes procurem essa cirurgia de rinoplastia por estarem insatisfeitos com sua aparência, ela pode ser indicada para melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas: quem tem adenoide (“carne no nariz”) ou sofreu um acidente, só para ilustrar.
Outra cirurgia que pode ter motivação tanto estética quanto ligada a saúde do paciente é a Cirurgia Ortognática. Trata-se de uma técnica de correção de alterações no crescimento dos maxilares, também chamadas de anomalias dentofaciais.
Dependendo do caso e do indivíduo, essas anomalias podem ter severos impactos na sua autoestima, principalmente quando lembramos que o bullying ainda é uma prática corrente e que pode fazer com que a vítima tenha o psicológico abalado.
Mas essa cirurgia também pode ser indicada por razões ligadas a saúde do indivíduo, uma vez que essas anomalias dentofaciais podem provocar distúrbios na mordida do paciente, em suas articulações e/ou sua respiração.
Neste artigo, vamos explicar a você como é possível realizar a Cirurgia Ortognática pelo SUS. Logo após, apresentaremos diversos vídeos com informações relevantes sobre o que é esta cirurgia, quem pode fazer, quais os riscos da cirurgia, cuidados no pós-operatório e depoimentos mostrando o antes e depois.
Antes de iniciarmos o assunto propriamente dito, precisamos dar o seguinte aviso: a leitura deste material não substitui as consultas e os acompanhamentos médicos.
Se por alguma razão você julgar as informações que trazemos como suficientes, ainda assim você deve buscar orientação de profissional qualificado.
Conteúdo
- 1 Como fazer cirurgia ortognática pelo SUS?
- 2 Informações técnicas sobre a Cirurgia Ortognática
- 2.1 Cirurgia ortognática: o que é e como é feita? Dra. Danielle Salles
- 2.2 Como é o dia da cirurgia ortognática?
- 2.3 A cirurgia ortognática deixa cicatrizes aparentes? Dr. Ronaldo Leite
- 2.4 Ortognática pelo SUS e Plano de Saúde: é possível? Dra. Ana Cecília responde
- 2.5 Como conseguir a cirurgia ortognática pelo SUS?
- 2.6 Como consegui minha cirurgia ortognática pelo SUS
- 2.7 Dicas para um bom Pós Operatório. Cirurgia Ortognática com Dr Roberto Piteri
- 2.8 Manual de cuidados pós-operatórios em cirurgia ortognática
- 3 Considerações Finais
Como fazer cirurgia ortognática pelo SUS?
Você sabia que é possível realizar a cirurgia ortognática pelo SUS? Em 2014, o Governo Federal criou o projeto chamado “Brasil Sorridente”, programa este que passou a disponibilizar de forma gratuita vários procedimentos odontológicos, dentre os quais está a cirurgia ortognática.
Vamos te explicar agora como consegui-la pelo SUS de forma gratuita.
O primeiro passo para realizar esse procedimento, bem como agendar qualquer consulta, exame, etc. é ter o seu Cartão SUS. Se você ainda não tem o seu, dirija-se ao posto de saúde mais próximo de sua casa e realize o seu cadastro.
Para fazer o Cartão do SUS será necessário apresentar:
- Documento de identificação original com foto e na validade, certidão de nascimento ou de casamento
- CPF
- Comprovante de residência
Se tiver dúvidas, leia este nosso material: Como fazer o Cartão do SUS.
Com o seu Cartão SUS, agende consulta com um especialista em odontologia. O profissional fará a avaliação do seu caso, determinando se há necessidade e urgência da cirurgia ortognática.
Uma vez que o caso é aprovado, esse especialista encaminhará o paciente para que os demais procedimentos sejam feitos.
Na maioria esmagadora dos casos, o paciente precisa corrigir a posição dos dentes, o que muitas vezes é feito com aparelhos ortodônticos. Além disso, a presença dos dentes sisos pode ser um impedimento para cirurgia, sendo necessária a extração desse(s) dente(s).
Tudo dependerá da avaliação médica e dos procedimentos necessários. O tempo de preparo para que a cirurgia possa enfim ser feita, em termos de exigências que envolvem única e exclusivamente a condição do organismo do paciente, varia de acordo com a singularidade do caso.
Depois disso tudo, serão pedidos exames e demais avaliações para dar entrada ao pedido de cirurgia. Essa é a parte que acaba sendo mais desgastante para as pessoas.
Não, o SUS não é perfeito. Apesar da longa lista de aspectos positivos a serem elencados, como a diversidade de tratamentos e cirurgias oferecidos, aí também os odontológicos, infelizmente o Sistema Único de Saúde não consegue atender toda a demanda, priorizando as cirurgias mais graves/urgentes.
Outro ponto a considerar é que o SUS não chega da mesma forma em todas as áreas do Brasil (questões ligadas a número de hospitais, infraestrutura oferecida, diversidade da equipe médica, dentre outras).
Isso faz com que a fila de espera pela cirurgia ortognática possa ser longa – há pacientes que esperam anos – e não necessariamente o procedimento será realizado na cidade onde o paciente reside.
Ainda que não seja o que de fato deveria ser, é preciso defendermos o SUS. Muitas coisas precisam urgentemente melhorar, mas inegavelmente, o sistema funciona e representa a chance de atendimento gratuito e de qualidade para inúmeras pessoas no país.
Como acabamos de explicar, lamentavelmente não temos o mesmo SUS em todas as áreas do país. Mas isso não significa que se na sua cidade não houver hospital que conte com infraestrutura e profissionais aptos para realizarem a cirurgia ortognática, você não conseguirá realizá-lo pelo SUS.
Se for esse o caso, o paciente precisa tentar transferência para outra cidade. O profissional bucomaxilo encarregado pelo caso deverá solicitar o Tratamento Fora de Domicílio, o conhecido TFD.
Trata-se de um benefício concedido a pacientes que precisam de algum tratamento, cirurgia etc. não ofertado no município onde vivem. Apenas pacientes atendidos exclusivamente na rede pública ou conveniada/contratada do SUS tem direito a ele.
Todo o processo descrito pode parecer bastante cansativo, até desanimador. Afinal, muitas pessoas que precisam da cirurgia ortognática tem pressa para melhorar sua condição e, por extensão sua autoestima. Mas vale muito a pena e funciona!
Na seleção de vídeos apresentada abaixo, você encontrará dois dos vários relatos encontrados na internet de pessoas que conseguiram realizar o procedimento da ortognática pelo SUS.
Informações técnicas sobre a Cirurgia Ortognática
De forma bastante clara e direta, podemos dizer que a cirurgia ortognática é um procedimento cujo objetivo é corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, cujo resultado acaba sendo também o reposicionamento dentário de pacientes com diferentes graus de assimetria na região.
Como apontamos na introdução, essa anomalia não interfere apenas na aparência da pessoa. O posicionamento inadequado da mandíbula, maxila e cornetos pode impactar no funcionamento das articulações envolvidas na mordida, na saúde dos tecidos periodontais e mesmo na função respiratória da pessoa.
A cirurgia ortognática é um procedimento definitivo, demandando que o paciente, para além dos impactos de saúde, considere também que sua aparência será modificada.
Sobre os cuidados envolvendo todas as etapas da cirurgia, principalmente a recuperação, o seu médico dará toda a assistência necessária. Afinal, nenhuma informação que você encontra online substitui a orientação médica voltada exclusivamente ao seu caso.
Sendo assim, se você está cogitando a realização de uma cirurgia ortognática, recomendamos que assista aos vídeos abaixo com informações técnicas de diversos profissionais da saúde e incluindo relatos de quem conseguiu realizar o procedimento pelo SUS.
-
Cirurgia ortognática: o que é e como é feita? Dra. Danielle Salles
-
Como é o dia da cirurgia ortognática?
-
A cirurgia ortognática deixa cicatrizes aparentes? Dr. Ronaldo Leite
-
Ortognática pelo SUS e Plano de Saúde: é possível? Dra. Ana Cecília responde
-
Como conseguir a cirurgia ortognática pelo SUS?
-
Como consegui minha cirurgia ortognática pelo SUS
-
Dicas para um bom Pós Operatório. Cirurgia Ortognática com Dr Roberto Piteri
-
Manual de cuidados pós-operatórios em cirurgia ortognática
Considerações Finais
Ensinamos nesta matéria como é possível realizar a Cirurgia Ortognática pelo SUS e apresentamos diversos vídeos técnicos sobre este procedimento.
Esperamos ter contribuído para que você tenha ao menos um conhecimento básico sobre o que é a cirurgia ortognática, seus benefícios e como consegui-la pelo Sistema Único de Saúde.
Reiteramos a importância de que você consulte um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar a particularidade do seu caso e indicar se essa cirurgia é realmente necessária e em quanto tempo você poderá realizá-la.
Reforçamos novamente que nenhum conteúdo que você encontra na internet substitui a consulta médica. Mesmo o material produzido e apresentado por especialistas não pode servir como parâmetro para o seu caso.
Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.
Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:
- “Disque-Saúde” através do telefone 136
- Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050
Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.
Sou Ana,estou passando por grande sofrer,pois tenho um obcesso na boca ,do lado direito, tem me incomodado bastante. Tenho vontade de consultar um profissional do ramo.
Ana, ligue para o Disque Saúde pelo número 136 e solicite orientação de como amenizar seu problema.