Como fazer Cirurgia de Catarata pelo SUS?


Você provavelmente já ouviu falar sobre cirurgia de catarata. Mas será que você conhece tudo que deveria saber sobre isso? Neste texto você encontrará as informações mais gerais sobre o assunto e como conseguir realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O nome cirurgia de catarata é bastante conhecido, mas muitas pessoas ainda hoje não sabem direito o que isso significa, apenas que é uma cirurgia na vista –  o que faz com que muitos ignorem sua importância.

A catarata é uma doença que modifica o cristalino dos nossos olhos, que é uma lente responsável pelo foco daquilo que vemos e que fica localizada atrás da nossa íris (a parte colorida do nosso olho).

Tal lente costuma ser clara e transparente, mas com o passar do tempo (entenda: com o avanço da idade), pode se tornar mais opaca, o que impede a passagem dos raios luminosos para que as imagens sejam formadas no fundo do nosso olho.

Uma vez surgindo, a catarata atua progressivamente, reduzindo a visão ao longo do tempo, o que pode levar à cegueira.

É natural que o nosso organismo envelheça com o passar do tempo, o que contribui para o surgimento da catarata. Mas é importante termos em mente que essa doença não é provocada apenas pelo processo de envelhecimento, embora atinja mais os idosos. Dentre outras causas, podemos destacar:

  • Catarata congênita, que é quando o indivíduo já nasce com a doença.
  • Diabetes.
  • Pancadas ou batidas fortes na região ocular.
  • Excesso de radiação (provocado por tratamento do câncer usando radioterapia).
  • Uso sistêmico e sem indicação médica de colírios, principalmente daqueles que contêm corticoides em sua composição.

Infelizmente, a catarata é uma doença que não tem tratamento via medicamentos, sendo a cirurgia a única solução, inclusive sendo capaz de reverter a cegueira, dependendo do caso.

Todavia, excetuando-se alguns casos, como os congênitos e os provocados por traumas, certas atitudes previnem –  o que não significa evitar –  a catarata.

As dicas elencadas por oftalmologistas são: controlar a glicemia (como vimos, pacientes diabéticos têm risco de desenvolver a doença), dormir por cerca de 8 horas todas as noites, evitar muito sódio na alimentação, usar óculos que filtrem em 100% a radiação ultravioleta quando em atividades externas durante o dia, etc.

Portanto, após esta introdução, explicaremos agora como é possível realizar a Cirurgia de Catarata pelo SUS. Logo após, apresentaremos diversos vídeos com informações relevantes sobre o que é esta cirurgia, quem pode fazer, quais os riscos e cuidados no pós-operatório.

Antes de iniciarmos o assunto propriamente dito, precisamos dar o seguinte aviso: a leitura deste material não substitui as consultas e os acompanhamentos médicos.

Se por alguma razão você julgar as informações que trazemos como suficientes, ainda assim você deve buscar orientação de profissional qualificado.

Como fazer Cirurgia de Catarata pelo SUS?


como-fazer-cirurgia-de-catarata-pelo-sus

Dentre as cirurgias eletivas oferecidas pelo nosso Sistema Único de Saúde, uma delas é a de catarata, o que com certeza é uma excelente notícia, principalmente quando nos lembramos de que a Organização Mundial da Saúde já declarou que a catarata é a principal causa de perda de visão, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas no mundo por ano.

Mas mesmo valendo muito a pena e trazendo enormes benefícios para a saúde e bem-estar, o processo até conseguir a realização dessa cirurgia de catarata pelo SUS pode ser bem cansativo.

Para agilizar a marcação de consultas, exames ou qualquer outro atendimento pelo SUS, é interessante que você tenha a carteirinha do SUS.  Esse é o primeiro passo.

Obs.: Se você ainda não possui a carteirinha do SUS, recomendamos a leitura deste material: Como fazer o Cartão do SUS.

O segundo passo é a marcação da consulta. Você precisa passar por um profissional de saúde que avaliará o seu caso. Comprovando-se que suas queixas relacionadas à visão não podem ser tratadas com medicamentos e sendo diagnosticada a catarata, o médico solicitará a cirurgia.

O pré-operatório inclui o acompanhamento médico e o pedido de uma série de exames, dentre os quais os mais comuns são: exame de sangue, exame cardiológico, pressão intraocular, dentre outros.

O próximo passo após a realização de todos os exames solicitados costuma ser bastante cansativo: a fila de espera do SUS.

Sendo confirmada a necessidade de se submeter à cirurgia de catarata, seu nome entrará na lista de espera para realização do procedimento.

De acordo com relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2020 com base em dados coletados no ano anterior, mais de 70% das pessoas dependem hoje do SUS, o que significa 150 milhões de indivíduos por todo Brasil.

Soma-se a isso o fato de a cirurgia de catarata, por ser esta uma doença bastante comum, é o procedimento com maior demanda no SUS.

Além disso, não deveria ser assim, mas infelizmente o SUS não apresenta a mesma infraestrutura em todas as regiões do Brasil, fazendo com que o tempo de espera até a realização da cirurgia possa ser bem longo, em alguns casos, ultrapassando um ano.

Como a catarata é uma doença potencialmente progressiva, esse tempo de espera pode ser muito perigoso: quanto maior o tempo para realização da cirurgia, pior pode ser a qualidade da visão do paciente.

Isso também pode acontecer nos casos em que o intervalo entre as consultas é muito grande (algo bastante comum em regiões do país na qual há mais procura por consulta desse tipo do que infraestrutura para atendimento).

Nos casos de catarata mais grave, pode ser que você precise entrar na justiça para conseguir prioridade na cirurgia.

Após vencer a fila de espera do SUS e conseguir realizar a sua cirurgia, caberá ao médico responsável pelo seu caso orientá-lo da melhor forma possível sobre os cuidados pós-operatórios, isto é, os cuidados que você deve ter em casa para colaborar com o sucesso da cirurgia. Na maioria em esmagadora dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Se você ainda permaneceu com alguma dúvida específica sobre a cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde, utilize o canal Disque Saúde do SUS. Basta telefonar para 136.

Informações técnicas sobre a Cirurgia de Catarata


O intuito do nosso texto não é passar informações muito específicas sobre procedimentos cirúrgicos, pois acreditamos e valorizamos que cada caso é um caso, sendo papel única e exclusivamente do profissional de saúde avaliar a particularidade de cada organismo. Apenas esse profissional pode indicar o que é melhor para cada indivíduo.

Como você deve lembrar da nossa introdução, a catarata é uma doença que não tem tratamento com o uso de remédios, sendo necessária a cirurgia.

É mais comum em pessoas idosas, pois tem relação com o envelhecimento natural do organismo, mas outros fatores podem levar ao aparecimento da catarata, conforme visto na introdução.

A cirurgia de catarata é um procedimento relativamente simples, em alguns casos com duração inferior a uma hora, e a maioria das vezes, não é necessária a anestesia.

Como já dissemos, o comum dessa cirurgia é que o paciente seja liberado no mesmo dia, não sendo necessária a internação.

Portanto, se você está cogitando a realização de uma Cirurgia de Catarata, recomendamos que assista aos vídeos abaixo com informações técnicas de diversos profissionais da saúde e incluindo relatos de quem conseguiu realizar o procedimento.

  • Tire suas dúvidas e saiba tudo sobre catarata

  • Cirurgia de Catarata 5 Perguntas – Assista Antes de Operar

  • Catarata – o que acontece se não operar?

  • Quanto tempo é a recuperação da cirurgia de catarata? – Dr. Marcos de Castro Oftalmologia

  • Quanto tempo volto a enxergar depois da cirurgia de catarata?

  • 5 dicas sobre o pós operatório de catarata

  • Cirurgia de catarata: depoimento do paciente Eliezer

  • Depoimento sobre Cirurgia de Catarata – Central da Visão

  • Depoimento Sra. Ana Lúcia Menezes – Catarata

  • Depoimento Sra. Maria Francisca Souza – Catarata

Considerações Finais


Ensinamos nesta matéria como é possível realizar a Cirurgia de Catarata pelo SUS e apresentamos diversos vídeos técnicos sobre este procedimento.

Esperamos ter conseguido passar as principais informações sobre o que é catarata, como conseguir realizar o procedimento pelo SUS (principal objetivo do nosso texto) e uma explicação bastante geral, respeitando a particularidade de cada caso, sobre o modo de realização da cirurgia.

Reiteramos a importância de que você consulte um profissional de confiança, pois apenas ele conseguirá avaliar a particularidade do seu caso e indicar se essa cirurgia é realmente necessária e em quanto tempo você poderá realizá-la.

Reforçamos novamente que nenhum conteúdo que você encontra na internet substitui a consulta médica. Mesmo o material produzido e apresentado por especialistas não pode servir como parâmetro para o seu caso.


Ressaltamos que este site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer tipo de ligação com o site oficial do SUS ou do Ministério da Saúde.

Portanto, para acessar as informações oficiais sobre o Cartão do SUS, sanar dúvidas ou fazer reclamações, nosso conselho é para que ligue para um dos número abaixo:

  • “Disque-Saúde” através do telefone 136
  • Central de Atendimento do Cartão do SUS: 0800-941-3050

Tome cuidado com sites piratas! Somente informe seus dados nos sites oficiais do Governo Federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias similares para otimizar a sua navegação neste site, personalizar publicidade e oferecer conteúdo de seu interesse. Ao continuar neste site, você concorda com isso. Aceitar Política de Privacidade